Shonda Rhimes, uma das nossas roteiristas e produtoras favoritas, dona de diversos prêmios da indústria televisiva, também é um oráculo para quem acredita no trabalho duro, empoderamento feminino e, claro, criatividade em tudo o que se faz.

Essa mentora, que não cansa de nos cativar com séries como Grey’s Anatomy, Scandal e How To Get Away with Murder, já escreveu um livro e tem sempre dicas poderosas para dar a todos nós. Separamos as melhores frases e ensinamentos de Shonda Rhimes aqui nesse post. Olha só:

Ensinamentos imperdíveis de Shonda Rhimes

Conheça a si mesma para saber o que você realmente quer

O primeiro passo para encontrar sua vocação, descobrir o que fazer em diferentes situações ou tomar uma decisão importante é simples, de acordo com Shonda: comece a se conhecer. Analise seus hábitos, compreenda sua rotina, olhe para o seu eu interior. É dessa maneira que você vai saber para quais oportunidades vale a pena dizer sim, o que vai fazer você feliz e definir objetivos que vai conseguir colocar em prática.

A sua opinião é a que importa

Mulheres não devem, jamais, pedir permissão para sonhar – e muito menos para fazer alguma coisa, seja desenvolver um projeto, comprar alguma coisa ou, simplesmente, valorizar algo em si mesma ou no seu próprio trabalho. Não espere elogios alheios ou aprovação de um grupo, porque quem deve opinar e dar voz às suas realizações é você mesma.

gif-greys-anatomy1

Não tenha medo de sentir medo

Ficar sentada no sofá de casa ou no escritório pode até ser mais seguro, mas Shonda Rhimes descobriu que se aventurar pelo desconhecido é aquilo que realmente nos faz viver, descobrir coisas diferentes e criar algo significativo (ela fala sobre isso no seu livro, O ano em que disse sim). O medo de coisas novas é natural, mas também é passageiro e precisa ser encarado como o combustível de uma grande mudança. Um bom exemplo é a personagem Cristina Yang, de Grey’s Anatomy, que encontrou a felicidade justamente por se recusar às acomodações cotidianas.

Seus sonhos merecem expectativas altas

Se ouvisse você dizendo “quero apenas trabalhar para uma empresa bacana e aprender algo novo”, Shonda Rhimes seria capaz de gritar aos quatro cantos para que você nunca mais repetisse essa frase. É claro que o aprendizado e empresas interessantes são experiências enriquecedoras. Mas, ainda que você não queira abrir o seu próprio negócio, o pedido de Shonda Rhimes é que continue sonhando alto, almeje um grande cargo, diga que vai fazer uma revolução a partir da cadeira do seu departamento.

Se você quer viajar, imagine que um dia poderá dar a volta ao mundo; se o seu objetivo é abrir uma empresa, comece a pensar nos seus discursos em premiações da área. Ter os pés no chão é importante para podermos realizar as coisas, mas deixar-se levar pela imaginação abre as portas do otimismo e da força de vontade.

viola-devis

Comece a trabalhar para conseguir o que você quer

Sim, sonhar é incrível e Shonda Rhimes incentiva muito isso. Mas, para que os sonhos saiam da sua mente e se transformem em conquistas, é preciso trabalhar duro. Quer ser uma escritora? Comece a trabalhar diariamente nos seus textos. Está em busca de um trabalho? Candidate-se a alguma coisa – qualquer coisa. O importante é nunca ficar parada esperando alguma mágica acontecer.

Hashtags não substituem a ação

Adoramos a internet e tudo o que ela pode oferecer para o nosso dia a dia, é verdade. Mas devemos concordar com Shonda Rhimes quando ela diz que uma hashtag ou o tempo que você gasta em frente ao computador não é capaz de mudar as coisas no mundo. Quer desenvolver um projeto? Apoiar uma causa social? Criar algo significativo para o seu bairro, empresa ou escola? Inspire-se no que a internet proporciona, mas mexa-se e comece a colocar algo em prática fora da sua zona de conforto.

As coisas podem ser perfeitas mesmo sendo o oposto do que você imaginou

A expressão “Standing in the sun” faz parte do subtítulo do livro de Shonda Rhimes e, além de instigar mulheres poderosas a se destacarem, ela faz parte de uma epifania que a roteirista teve durante uma sessão de fotos, em que entendeu o que lhe faltava sobre luz própria, felicidade, proatividade e auto aceitação. Para Shonda Rhimes, fazer os seus sonhos acontecerem exige ação e capacidade de aceitar as situações, independente dos resultados. Você pode não atingir exatamente o que pretendia, mas pode ajustar a vida perfeita que busca ao que está conquistando no momento.

Saiba dizer sim

Por muito tempo, Shonda Rhimes disse muitos nãos em sua vida. Por conta de um desafio pessoal que ela se impôs, decidiu dizer sim com mais frequência, para as oportunidades que a vida oferece. Após um ano sendo mais positiva, ela relata que teve uma mudança excelente em sua vida. (aqui neste texto trouxemos o TED em que ela conta essa experiência, confira!).

gif-scandal

Você não vai conseguir aproveitar tudo

Shonda disse, em entrevista, que uma cerimônia de premiação pode significar que ela perdeu a primeira aula de natação de seu filho. Ou, ao contrário: assistir o musical de sua filha na escola significa estar ausente das filmagens. Ser bem-sucedida em um aspecto da sua vida não significa que será infeliz em todos os outros, mas você deve entender que algumas trocas – e até mesmo perdas –  vão acabar acontecendo. Cabe a você decidir do que vai abrir mão e equilibrar bem as suas escolhas.

Encontre amigas que são a sua cara-metade (e as mantenha por perto)

Uma das frases mais marcantes de Grey’s Anatomy é quando a médica Yang diz à protagonista, Meredith, “you’re my person”. Ela quer dizer que a amiga é alguém que entende, conhece e se importa. Com isso, Shonda Rhimes nos ensina o valor de estarmos cercadas por pessoas positivas, amigas que valorizam nossas vitórias e nos conhecem muito bem. Observe quem são essas pessoas na sua vida e mantenha sempre contato, já que são essas amizades que vão poder celebrar suas conquistas ou ajudar você em um momento difícil. Assim como Meredith e Yang, amizades devem ser à prova de tempo e superficialidades.

gif-greys

Você não precisa ser ninguém além de si mesma

Shonda Rhimes disse, certa vez, que sempre quis ser Toni Morrison, autora estadunidense ganhadora do Nobel de Literatura. Mas ela não poderia assumir esse papel porque, bem, a verdadeira Toni Morrisson já estava interpretando a si mesma com maestria. Shonda Rhimes, então, encontrou a sua própria maneira de contar histórias e, hoje, nos mostra que a inspiração pode vir de quem você quiser, mas só é possível ser feliz quando você começa a valorizar suas próprias características, ser você mesma e viver seus sonhos de um modo inteiramente único.

Comentários

Comentários