“Quantos livros você já leu neste ano?” Essa foi a pergunta que fiz para algumas pessoas durante esses últimos dias. A resposta média dada foi dois livros. Ao serem questionados por que motivo a leitura anda meio de lado, as respostas foram basicamente a falta de tempo, ou então foco em outras prioridades.

Esse número ainda é muito baixo aqui no país e acende uma luz amarela, principalmente se focarmos no público que coordena times ou têm planos de empreender. Esse é o seu caso? Então olha só esse dado: de acordo com o coach Jim Kwik (criador da consultoria Kwik Learning, que ensina as pessoas a lerem mais rápido), a média de livros devorados pelos CEOs é de 4 a 5 por mês.

um livro por semanaEsses CEOS são ocupados. Também precisam focar sua energia em projetos importantes. Mas, acima de tudo, eles sabem que é importante estar bem informado para conseguir tomar boas decisões.

Porém, decidi que agora é uma boa hora para voltar ao desafio. Portanto estou me comprometendo a ler um livro por semana até o final de dezembro. Quer me acompanhar nessa?

“Você tá louca, Laís! Como que eu vou assumir mais isso na minha agenda?!” Se é isso que passa pela sua cabeça, pera lá! Existem algumas técnicas e dicas especiais para quem quer ler um livro por semana, mesmo com outras prioridades. Olha só:

Dicas para ler um livro por semana

(baseadas na minha experiência pessoal de 2016)

Comece a usar o Kindle

A primeira dica é deixar o livro físico de lado e começar a usar o Kindle. Sim, eu sei de todo o vínculo emocional que você tem com o impresso. Porém, essa alternativa é ótima para quem está encarando o desafio de ler um livro por semana. Você vai economizar (os e-books costumam ser mais baratos) e vai ocupar menos espaço em casa. Além disso, com o Kindle, principalmente em versão de celular, fica muito mais fácil de ler a qualquer momento. Tá no ônibus? Bora ler. Tá esperando na fila? Bora ler também. Tá no banheiro? Super bora ler!

Eu, particularmente, sou muito fã do Kindle no celular. Se você acha que vai ter dificuldade para ler no smartphone, pelo menos tente! Te garanto que essa impressão negativa vai passar.

Organização é tudo

Para que você consiga ler um determinado livro em uma semana, é preciso se programar. Antes de tudo, veja a quantidade de páginas do material e divida esse número por sete (quantidade de dias disponíveis). A partir daí você vai ter uma noção de quanto precisa ler por dia para cumprir a meta.

Ao usar o Kindle é possível ter uma noção de quanto tempo falta para terminar um determinado capítulo e o livro como um todo. Isso porque o app de leitura “aprende” quanto tempo você demora lendo cada página.

Tenha um horário oficial de leitura

Qual é o melhor momento do seu dia para ler? O meu, particularmente, é de manhã, antes

Enquanto eu leio, o Chico dorme

Enquanto eu leio, o Chico dorme

de todas as minhas atividades. Gosto de pegar uma caneca de café e ir para a rede de casa com o meu cachorro e um livro na mão.

Avalie qual é a melhor hora do seu dia para se dedicar. Pode ser de manhã, na hora do almoço, antes de dormir. Nós conseguimos cumprir uma meta melhor quando adotamos hábitos. Ter um horário designado para isso ajuda nessa missão.

Substitua as rede sociais pelo livro

Sabe aquele hábito de passar o tédio dando aquela olhadinha no Instagram? Em vez de correr para as redes sociais na hora de matar o tempo, abra o Kindle no celular (tá vendo como é bom ter ele no smartphone?!). Se você reclama que não tem tempo para ler, mas consegue ver os Stories de todos os seus amigos, alguma coisa está errada.

É uma questão de priorização. Leve em consideração o que vai ser mais útil no final do dia: scrollar o seu Instagram ad infinitum, ou ler umas páginas do seu livro? Acho que você já sabe a resposta 😉

Comigo foi assim em 2016. Cada vez que eu abria o Instagram no celular, pensava: “opa! Vou migrar para o Kindle”. Na metade do ano já era muito natural não abrir as redes sociais e sim o app de leitura. Inclusive, foi nessa época que decidi excluir o Facebook do smartphone. Continuo sem o app no celular até hoje!

O livro tá ruim? Parta pra outro

Tem gente que insiste em ler o livro até o fim, mesmo que ele seja chato. Acontece que quando a leitura não é legal, fica muito mais difícil de terminar. Na minha experiência pessoal, decidi que se um livro não era bom, eu não perderia tempo com ele.

Para evitar isso, vale a pena ler as resenhas e os comentários dos livros em sites como a Amazon antes de comprá-lo. Assim, você já vai direto para os títulos que valem a pena.

De tempos em tempos, eu parava por uma hora para organizar quais seriam as minhas próximas leituras. Assim, eu não perdia tempo escolhendo. Para isso, eu contava com uma tabelinha, com todos os títulos e o link para comprar (eu fazia tudo pela Amazon, adoro!).

Tá vendo que não vai conseguir terminar o livro? Então “trapaceie”

Essa dica aqui é para ser usada em último caso. O seu desafio é ler um livro por semana, correto? Portanto, para não furar com a promessa, invista num material que não seja tão longo quando a correria for muito grande.

Chegou quinta-feira e ainda está no começo de um livro? Deixe ele para um outro momento no futuro e o substitua por um uma versão mais fininha.

Audiobook também é livro

Você realmente tem uma vida muito corrida e não consegue parar para ler? Sem problemas, você pode ouvir o livro! Da próxima vez que estiver no trânsito (ou na academia, ou lavando a louça, ou fazendo aquele trabalho mecânico), substitua o Spotify pelo audiobook.

Com o tempo, você pode até usar uma manha para terminar o audiobook mais rápido. É só aumentar a velocidade do livro para 1.5x ou 2x (a voz do narrador vai ficar mais rápida).

Como assimilar todo esse conteúdo?

Eu, particularmente, gosto de ler acompanhada de um caderno. Se vejo algum conteúdo interessante, anoto. No final de cada livro, paro por uma horinha para organizar todas as coisas que aprendi e passar para o computador insights que depois podem ser úteis para algum texto ou trabalho, por exemplo.

Curtiu a ideia de ler um livro por semana? Então espero contar com a sua companhia neste desafio. Se você for compartilhar os seus livros da vez no seu Instagram, marque a Make Mag para eu saber o que você está lendo 😉

Boa sorte por aí!

Comentários

Comentários