Uma das palavras que a gente mais escuta no meio empreendedor atualmente é “propósito”. A cada dia, mais e mais pessoas estão criando iniciativas e abrindo empresas que, de certa forma, trazem um retorno positivo para a sociedade.

Se você tem esse perfil de querer mudar a realidade das pessoas que estão a sua volta, aqui vai um recado: é possível fazer uma grande mudança na sociedade e ainda ganhar dinheiro. Um excelente exemplo de empresa que tem um propósito maravilhoso e ainda fatura uma boa grana é a TOMS, marca de calçados fundada por Blake Mycoskie.

A trajetória do Blake Mycoskie é tão inspiradora, que acabou sendo registrada no livro Comece algo que faça a diferença, publicado aqui no Brasil pela Editora Voo.

comece algo que faca a diferenca

Como a TOMS começou?

A ideia do que hoje é a TOMS começou enquanto Blake estava na Argentina. Durante uma temporada aqui nos nossos vizinhos, ele ficou chocado com a quantidade de crianças carentes que andavam descalças nas periferias da capital portenha. Com uma rápida pesquisa, descobrir que milhões de crianças no mundo inteiro contraem doenças pelo simples fato de não terem um par de sapatos!

Essa questão ficou matutando na cabeça de Blake Mycoskie. Ele poderia acionar a sua rede de contatos e pedir para que seus amigos doassem calçados para essas crianças carentes, mas uma ação pontual dessas não resolveria efetivamente o problema.

Como, então, ajudar essas crianças?

De volta aos Estados Unidos, Blake lembrou de um modelo muito específico de calçado usado pelos argentinos, as alpargatas. Ele, então, fez uma encomenda de 250 dessas alpargatas e prometeu que a cada par vendido (da sua marca recém-criada TOMS), uma criança receberia um calçado.

Nascia aí um conceito de negócio social que é replicado por diversas empresas no mundo inteiro: o modelo de one for one (um por um).

Ao voltar para a Califórnia com a TOMS, Blake Mycoskie teve um grande trabalho de apresentar os calçados para as marcas e convencê-las a vender o produto. Por serem bonitinhos e terem essa pegada social, a marca acabou ganhando o coração dos consumidores aos poucos.

Para resumir toda essa aventura, Blake Mycoskie conseguiu doar mais de 35 milhões de calçados para crianças em 60 países. Seu modelo one for one teve um engajamento tão grande, que ele também começou a produzir óculos (a cada par de óculos vendido, uma pessoa com necessidade recebe um tratamento ocular completo) e a vender café (a cada pacote vendido, uma semana de água potável para alguém que precisa).

Nós fomos conferir de perto o café da TOMS em Nova Iorque!

Nós fomos conferir de perto o café da TOMS em Nova Iorque!

Por que ler o Comece algo que faça a diferença?

Para você conhecer o resto da história e os detalhes de todo esse processo, nós recomendamos fortemente que você leia o livro Comece algo que faça a diferença. Esse bestseller do New York Times vai te emocionar, te fazer rir e, principalmente, te inspirar a começar aquela ideia de empresa que une propósito ao lucro.

O bacana é que, além de contar a história da TOMS, o Comece algo que faça a diferença funciona como um “guia” para quem deseja começar um negócio social. No fim do livro, você pode conferir uma série de questionamentos que vão servir como norte para o seu negócio.

Já adiantamos que você deve ler esse livro com papel e caneta (e um lencinho de papel, só por precaução!)

=)

Compre o seu exemplar de Comece Algo que Faça a Diferença (ahhhh, vale lembrar que a cada exemplar vendido a Editora Voo doa um livro para uma criança, também no esquema one for one).

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