Se tem uma coisa que adoramos por aqui é a união entre cultura, história e mulheres poderosas – já deu para notar com as nossas indicações de séries, livros e filmes voltados às makers, não é?

Por isso, a dica de hoje é um livro que traz a história de diferentes mulheres (incríveis e poderosas, diga-se de passagem), mas com uma nova abordagem: cada biografia foi reescrita de maneira lúdica, para ser lido por (e para!) crianças e adolescentes. Esse é o conceito de Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, projeto das italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo, lançado no Brasil pela V&R Editoras.

historias para ninar garotas rebeldes 3

Lembra do nosso livro de cabeceira, Meninas Más Ao Longo da História? A versão para garotas rebeldes também traz informações sobre a vida e o trabalho de figuras importantes da política, ciências, artes e cultura, mostrando como as mulheres quebraram o preconceito e mudaram o mundo agindo contra as regras. A rainha Elizabeth I, a artista Frida Kahlo, a tenista Serena Williams e a poetisa brasileira Cora Coralina são algumas das 100 inspirações que você encontra por essas páginas.

historias para ninar garotas rebeldes 4

Para as organizadoras, os estereótipos de gênero estão presentes em todas as esferas da sociedade, e os livros sobre empoderamento acabam chegando tarde demais em nossas vidas – ou seja, alguém precisava falar sobre o poder feminino já na infância. Ao chamar as crianças de rebeldes, o livro faz justamente isso e as ensina a questionar, se destacar e lutar por aquilo que querem, inspiradas por todas essas heroínas da vida real.

historias para ninar garotas rebeldes 5

E se as histórias que o livro traz já são incríveis, o nascimento do projeto também foi uma grande experiência: Histórias de Ninar teve um dos maiores financiamentos coletivos já realizados no Kickstarter, com apoiadores de 70 países e cerca de US$ 1 milhão arrecadados para colocar a ideia em prática.

Com uma leitura leve, que se inspira nos contos de fadas, cada página traz uma mulher marcante, valente e decidida, pronta para transformar a visão de mundo das pequenas makers e provar que o gênero não define o que alguém é capaz (ou não) de fazer.

Ficou curiosa? Você pode comprar o livro clicando neste link:
Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes

 

Comentários

Comentários