Toda criança (e grande parte dos adultos!) sonha em ter brinquedos, bonecos e outras figuras colecionáveis que representem uma profissão ou, ainda, seus artistas e profissionais favoritos. Para alegrar todas nós, a LEGO, uma das empresas que mais aposta na interação com o público, aprovou o projeto da linha Mulheres da NASA, que representa diferentes pesquisadoras que transformaram a ciência e deram voz ao trabalho feminino nessa área.

A ideia partiu de Maia Weinstock, editora adjunta do MIT News. Como uma grande fã das peças LEGO e, também, defensora da presença de cientistas e pesquisadores nos sets da marca, Maia já cria seus protótipos há sete anos – a conta da jornalista no Flickr é repleta dessas figuras inspiradoras.

lego estrelas alem do tempo

A vontade de produzir uma coleção da LEGO voltada às mulheres da ciência espacial surgiu em 2015, mas foi nos últimos meses, ao incluir seu projeto na iniciativa LEGO Ideas (que permite a participação dos fãs na criação de novos insights e propostas para produtos), que Maia conseguiu alavancar sua ideia e obter os 10.000 votos necessários para que a empresa apostasse na produção dessas miniaturas. Em uma entrevista ao site Space.com, ela disse que a proposta exigiu muita pesquisa e coragem, já que não existia nada parecido na LEGO Ideas. Embora tivesse receio do que poderia acontecer (como receber poucos votos ou ter sua ideia massacrada), Maia considera o projeto um passo importante para as mulheres: com as figuras, muitas crianças (e adultos) podem se inspirar e conhecer mais sobre profissionais que mudaram a história.

lego mulheres nasa 2

As homenageadas na coleção de Maia são: a astronauta Sally Ride, especialista em ciência, tecnologia, engenharia e matemática; Mae Jeminson, a primeira mulher negra a viajar para o espaço; Margaret Hamilton, cientista de computação que desenvolveu o programa de voo para a missão Apollo 11; Nancy Grace Roman, astrônoma que teve um papel fundamental no desenvolvimento do telescópio Hubble; e Katherine Johnson, matemática que transformou a participação das mulheres negras na NASA e teve sua história contada no filme Estrelas Além do Tempo (vencedor do prêmio de melhor elenco no SAG Awards e indicado ao Oscar em três categorias – Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme).

lego mulheres nasa

Além das miniaturas, o set Mulheres da NASA também inclui cenários e acessórios que evidenciam e ensinam sobre o trabalho realizado por essas cientistas. A versão final será um pouco diferente das imagens publicadas por Maia, para manter o padrão de qualidade e segurança da LEGO, e deve ser lançada entre o final deste ano e os primeiros meses de 2018.

Já estamos ansiosas para incluir essas figuras na nossa coleção de makers inspiradoras. E você?

Comentários

Comentários