Você vai fazer uma apresentação para muitas pessoas? Precisa marcar uma reunião com o seu chefe? Pretende compartilhar uma ideia importante? Se a resposta é sim, você provavelmente deve estar se sentindo ansiosa.

Se a ansiedade estiver te consumindo a ponto de você ter um ataque nervoso ( ou uma bela dor de barriga), a nossa dica é: pare, respire fundo e fique na posição clássica da Mulher Maravilha. É dito e feito: você vai se sentir confiante em dois minutos.

confianca

Não está entendendo nada? Então confira o resto do texto!

Um dos nossos TEDs favoritos da vida é a palestra feita pela psicóloga social Amy Cuddy. Em sua conferência, Amy demonstrou que a postura pode influenciar diretamente o desempenho e a confiança das pessoas.

Para chegar nessa conclusão, Amy Cuddy e sua equipe fizeram alguns experimentos com voluntários. Os participantes foram convidados a cuspir num potinho e, em seguida assumir uma postura de poder ou então de insegurança, por dois minutos. Tipo assim, ó:

amy-cuddy

Essas imagens foram apresentadas por Amy Cuddy. As fotos de cima demonstram posições de confiança, enquanto as de baixo demonstram posições de proteção e insegurança.

Em seguida, eles cuspiram novamente num potinho, e tiveram suas amostras analisadas por especialistas.

O resultado demonstrou que as pessoas que assumiram uma postura de poder tiveram um aumento no nível de testosterona (hormônio responsável pela agressividade e dominância), e uma diminuição do cortisol (hormônio envolvido na resposta ao estresse).

Por outro lado, as pessoas que assumiram uma postura de insegurança, tiveram seus níveis de testosterona diminuídos, enquanto o cortisol aumentou.

Tá, mas o que isso significa exatamente?

Significa que por uma questão boba — apenas adotar uma postura por dois minutos — o corpo das pessoas produziu hormônios que mudaram seus mindsets e as fizeram se sentir mais ou menos confiantes!

Não está convencida? Para garantir a veracidade desses resultados, Amy Cuddy fez com que pessoas (que não sabiam dessa técnica) assumissem a postura de poder por dois minutos antes de uma entrevista de emprego. O resultado? Bem… esses indivíduos foram escolhidos como os mais aptos a assumir a vaga. 😉

Agora que você já sabe disso, babe, aqui vai o nosso recado final: da próxima vez que um desafio surgir na sua frente (como uma palestra, entrevista de emprego, argumentação, prova, etc.), corra para o banheiro, se olhe no espelho por dois minutos numa posição de poder (pode ser a da Mulher Maravilha!) e… ARRASE!

Comentários

Comentários