Texto escrito pela jornalista Marina Martins*

Vivemos em um mundo conectado e cada vez mais impaciente. Com tantas coleções e tendências sendo lançadas a cada temporada, nos vemos na obrigação de acompanhar as mudanças e caminhar lado a lado com as novidades da moda.

E com o avanço da tecnologia, a indústria têxtil se tornou muito mais ágil e econômica, sendo um grande impulso para que o consumo dos chamados fast fashion se consolidasse no mundo e influenciasse muitas pessoas a adquirirem novas peças.

O resultado disso não é vantajoso para o nosso bolso e ainda menos para o meio ambiente. Afinal, a indústria da moda é uma das mais poluentes em seus processos de confecção, como é o caso do jeans, além de ser uma grande porta para descartes constantes de resídios dos mais variados tipos.

Para fugir do consumismo muitas pessoas buscam alternativas, como é o caso dos brechós online!

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você encontrar roupas incríveis sem sair de casa, em qualquer estilo e de um jeito muito consciente. Vem ver!

1. Frou Frou

froufrou

O Frou Frou é um dos mais famosos brechós de São Paulo e tem a curadoria das suas sócias, Luzia Belucci e Giovanna Belucci. Criado há mais de uma década, o espaço está localizado em um dos principais points da noite paulistana, a Rua Augusta e, atualmente, também é possível conhecer e comprar itens do acervo por meio do site.

Todas as peças são exclusivas e pré-selecionadas para a venda e a maioria é pautada por um estilo vintage, das décadas de 1970 e 1980. Mas, caso você prefira looks mais contemporâneos, é possível encontrar itens de marcas renomadas, como Versace, Céline e até sapatos Manolo Blahnik!

O melhor de tudo? Os preços são super acessíveis e vale a pena conferir!

2. Resgate Fashion

resgate fashion

Além de trabalhar com o slow fashion, esse brechó online aposta no upcycling para peças que precisam de alguns ajustes ou de apenas uma nova vida!

Baseado em um processo totalmente artesanal, no Resgate Fashion você encontra desde peças vintage a itens mais atemporais, como casacos, blazeres, vestidos com estampas dos anos 1970 e muita cintura alta!

O diferencial? Grande parte das peças passam por reformas e customizações, te dando a chance de criar um look ainda mais original e exclusivo.

3. Boutique São Paulo

boutiquesp

Criado em 2015, o Boutique São Paulo traz o forte conceito de mudança no consumo excessivo estabelecido pelas grandes marcas de fast fashion.

Você pode conhecer o espaço tanto na loja física, localizada em Moema, zona Sul, quanto pelo site, que é repleto de peças novas e sem uso, bem como itens com um toque vintage e de segunda mão.

No geral, a curadoria segue um estilo mais jovem, descolado e ideal para você seguir um estilo cheio de personalidade e consciente. Para completar, ainda há uma seção exclusiva de acessórios, como bottons e óculos.

4. Aurora Rouparia

aurora rouparia

O Aurora Rouparia nasceu em 2011 e traz a proposta incrível de vender garimpos do mundo inteiro!

E esse brechó totalmente online defende a ideia do reuso das roupas, com uma proposta totalmente consciente e curadoria sustentável, realizando até mesmo upcycling!

Com o conforto em primeiro lugar, é possível encontrar produtos novos, seminovos, itens com um toque vintage e, até mesmo peças que são tendência. E eles entregam em todo o Brasil!

5. Ô Bem Amado

obemamado

Ô Bem Amado é um dos mais recentes brechós online e foi criado em 2015 com um acervo de roupas masculinas e femininas. Sem seguir tendências e priorizando apenas a qualidade e o estilo, o garimpo é realizado em várias cidades do país, principalmente na região de Santa Catarina.

Com a curadoria de Bruna Mikaela, as peças trazem muito mais do que sustentabilidade: cada item tem a proposta de contar uma história, oferecendo um processo de compra muito mais valioso para os seus clientes.

Aqui, você vai encontrar todos os tipos de peça – de calças e shorts a meias com estampas da Monalisa ou do Van Gogh. E não se preocupe: são roupas de qualidade e para todos os gostos!

Viu, só? Comprar em brechós online pode ser muito vantajoso e você ainda ajuda a intensificar esse movimento sustentável dentro da moda! E para mais dicas e novidades sobre tendências e entretenimento, siga a Make Mag no Facebook ou Instagram e fique por dentro!

*Marina é paulista, jornalista e feminista. Trabalha como redatora de moda e beleza, vive entre São Paulo e Curitiba, adora meias de bichinhos, roupas esquisitas e só toma café por pura necessidade.

Comentários

Comentários