**A ilustração deste post foi criada pela Silvia Bianca, fundadora e diretora criativa do Sil Studio.

Com tantos projetos para realizar, pode ser difícil se concentrar em uma única coisa. Mesmo que você trabalhe com toda a dedicação, existem momentos em que a mente acaba se desconectado das tarefas importantes e você se vê navegando à toa pela internet, gastando tempo em vídeos fofinhos ou fazendo desenhos no papel enquanto tenta resolver um problema.

Mas existem ferramentas que surgiram para mudar esse cenário, aumentar a sua produtividade e não deixar que o pensamento se perca ao longo do dia. A gente separou 10 apps que vão ajudar você a manter a concentração no que realmente quer, fazendo o seu trabalho render mais e as ideias fluírem. Olha só:

Aumente a sua produtividade com essas 10 ferramentas:

Marinara Timer

Quer se dedicar corretamente à uma tarefa? Uma das principais formas de fazer isso é administrando seu tempo com a técnica Pomodoro, que ajuda você a trabalhar durante um período pré-determinado, com intervalos regulares, aumentando a sua produtividade. Mas nem todo mundo consegue finalizar uma atividade ou descansar no tempo proposto por esse método.

Por isso, o Marinara Timer funciona de maneira similar, mas permite que você organize os minutos de trabalho e descanso da forma que for mais adequada para o seu ritmo e atividade. Você pode criar ciclos tradicionais (que duram 25 minutos, com 5 de descanso) ou customizá-los de acordo com as suas necessidades, com ou sem intervalos. Basta acessar o site e programar o seu tempo de trabalho diretamente no computador.

Forest

Se, mesmo com aplicativos de gestão de tempo, você acaba protelando as suas tarefas, o Forest é uma ferramenta para você ser mais produtiva de um jeito bem divertido. Sempre que você precisa focar em alguma coisa, basta definir o tempo e plantar uma árvore virtual. Enquanto você trabalha, a planta vai crescendo – mas morre se você resolver fechar o app e fazer alguma outra coisa no seu celular.

Quanto maior o tempo que você ficar concentrada, maior será a sua floresta pessoal. E, gastando moedas virtuais no Forest, você pode até ajudar a plantar árvores de verdade – uma parceria dos desenvolvedores com o projeto Trees for the Future. O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas é preciso pagar para fazer o download.

Evernote

O Evernote é um dos aplicativos de produtividade mais populares de todos os tempos. Ele permite que você liste tarefas, anote ideias, crie lembretes e deixe tudo integrado entre o celular, o tablet e o computador. Além disso, dá para anexar documentos, incluir desenhos, assinaturas e outros recursos (tanto visuais quanto de texto!).

Com isso, você consegue manter todas as suas anotações atualizadas – sejam os insights que você teve durante uma palestra, uma receita especial ou os afazeres listados em uma reunião. Esse app está disponível para todas as plataformas, e a versão gratuita é tão completa quanto os planos oferecidos para assinantes.

Noisli

A poluição sonora dificulta bastante a concentração, e não é todo mundo que consegue focar ouvindo o seu álbum favorito no Spotify. Por isso, o Noisli ajuda você a criar o som ambiente (também chamado de white noise) perfeito para qualquer situação: quer relaxar? Produzir melhor? Ou apenas aproveitar um sonzinho mais leve? O aplicativo oferece todas essas opções!

Você pode escolher entre os sons de chuva, florestas, praia, cafeterias ou definir o tipo de “ruído” que deseja para o momento. O Noisli, disponível para iOS, Android e com uma extensão para o Google Chrome, ainda permite que você indique por quanto tempo quer se concentrar e salve os seus sons prediletos.

ToDoist

Quer manter as suas tarefas em dia, mas cansou ou não consegue se acostumar com a antiga agenda de papel? O ToDoist (uma mistura entre ToDo e List) Permite que você mantenha suas tarefas integradas entre todos os dispositivos, crie listas, notificações, organize as datas de entrega e defina a prioridade de cada um dos itens.

Com esse app (que conta com versões web, para desktop, iOS, Android, é compatível com smartwatches e tem extensões para navegadores e e-mails) você mantém todas as tarefas em dia, não perde a cabeça tentando lembrar o que precisa fazer e tem acesso a tudo, sempre que quiser – chega de ficar frustrada no escritório porque deixou a agenda em casa!banner_makemag_300pxi

Doodle

Com o Doodle, você sincroniza os dados do seu calendário e não corre o risco de marcar duas reuniões na mesma hora. O aplicativo ajuda a coordenar os horários, aponta qual é o melhor horário para uma reunião, agenda encontros com um grupo de pessoas ao mesmo tempo e faz você aproveitar melhor as horas do dia a dia.

Você pode conectar o Doodle ao calendário da sua conta Google ou fazer o download do app para dispositivos mobile – tanto Android quanto iOS.

IFTTT

Já pensou em manter suas redes sociais integradas, compartilhar fotos e conteúdos entre elas automaticamente? Esse é o propósito do IFTTT (sigla que significa if this, then that – se isso, aquilo). Com suas ações, chamadas de applets, o aplicativo permite que você integre diversas plataformas e, se em uma você fizer ação X, a outra deve responder com ação Y. Ou seja: se eu fizer isso, você faz aquilo.

Disponível na web, iOS e Android, o IFTTT dá a possibilidade de publicar suas fotos em mais de uma rede, salvar contatos e textos em mais de uma plataforma, se inscrever em newsletters e otimizar todo o conteúdo que você quer publicar ou receber.

Dropbox

Nada de parar o trabalho porque os documentos estão no computador de casa, porque o HD estragou ou porque o arquivo é muito grande para enviar por e-mail. O Dropbox já é um grande conhecido das empresas, por facilitar o compartilhamento de arquivos e permitir que você mantenha textos, imagens e outros itens importantes à salvo na nuvem.

Você pode baixar o Dropbox no celular (Android e iOS) ou diretamente no seu computador – o software cria uma pasta de documentos integrada à sua conta, para que você possa colocar os arquivos lá e abri-los de qualquer dispositivo. Assim, fica mais fácil manter planilhas, documentos, apresentações e informações atualizadas e integradas.

Unroll.me

Newsletters são incríveis para ficar sabendo das últimas notícias, encontrar aquela promoção que você estava querendo ou descobrir mais sobre uma marca que você adora. Mas vamos combinar: dependendo da quantidade de e-mails que você recebe, elas acabam ficando de lado e poluindo a sua caixa de entrada.

Nessas horas, você pode contar com o Unroll.me, um aplicativo feito para desenrolar seus e-mails e manter as newsletters organizadas, ajudar a decidir quais você quer parar de receber e fazer listas para ler depois, quando tiver mais tempo. Assim, nenhuma conversa importante se perde na caixa de entrada e você consegue reduzir o espaço que os e-mails marketing ocupam no servidor. O aplicativo está disponível na web, mas você também pode fazer o download para iPhone ou iPad.

Pocket

Agora, se você quer abrir mão das newsletters e apenas salvar os links que mais interessam, o Pocket pode ser a solução. Disponível na web, para iOS e Android, essa ferramenta também conta com uma extensão para navegadores e promete facilitar bastante o dia a dia de quem adora ler, assistir vídeos ou acompanhar notícias na internet.

Com o Pocket instalado, você consegue salvar links e conteúdos automaticamente, criando pastinhas ou tags para deixá-los mais organizados. Depois, quando puder ler ou estiver em busca de uma referência, basta entrar no site ou no app e o link estará lá – pronto para ser acessado. E não precisa ficar com medo se o seu conteúdo sair do ar: o Pocket também oferece um sistema de leitura dentro da própria ferramenta (ou seja, você só precisa acessar a fonte original se quiser).

Que outros aplicativos deveriam estar nessa lista? Você já testou algum desses ali em cima? Deixe seu comentário para a gente!

Comentários

Comentários