2017 chegou trazendo muito ânimo para nós, makers. Se você quer aproveitar esse novo ano para ser ainda melhor no trabalho, não deixe de colocar esses novos hábitos na sua rotina. Olha só:

Uma tarefa de cada vez

Pode até parecer legal falar que você é multitask, mas a real é que se dedicar a diversas atividades ao mesmo tempo é um perigo para os resultados do seu trabalho. Um estudo conduzido pela Universidade de Stanford descobriu que multitasking, particularmente no computador (escrever um texto aqui, ler um artigo da Make acolá, curtir umas fotos no Facebook, tudo ao mesmo tempo) faz com que você seja menos produtiva.

“Pessoas que são regularmente bombardeadas com diversas informações não conseguem prestar atenção, controlar a memória e realmente trocar de um trabalho para o outro em comparação com os que preferem completar uma tarefa por vez”, conta Adam Gorlick, um dos responsáveis pela pesquisa.

Para acabar com esse hábito, a revista Inc. sugere que você faça um to-do list todas as noites, com as tarefas mais importantes do dia seguinte. Na hora de executar os trabalhos, faça uma atividade por vez. No começo será difícil, mas depois você conseguirá ver uma melhora significativa na sua produtividade.

E-mails de trabalho devem ser solucionados no trabalho

Você acaba de chegar em casa e, por hábito, decide abrir a sua caixa de e-mails. Ali, encontra uma mensagem encaminhada pelo seu chefe. A vontade de responder e solucionar rapidamente a questão pode parecer tentadora, mas você deve deixar essa tarefa para o dia seguinte, no seu horário de trabalho.

Anota aí: se você responder fora do seu horário, vai abrir um precedente para outras situações como essa, que vão exigir a sua dedicação em momentos que são para o seu descanso ou lazer.

De acordo com uma pesquisa liderada pela Lehigh University, chegar o e-mail de trabalho depois do expediente pode gerar exaustão emocional, problemas em casa (ninguém aqui quer que o seu relacionamento se desgaste por conta de trabalho!) e os temidos burnouts.

Para acabar com esse hábito — ou evitar que ele comece — retire as notificações push do seu smartphone, ou até desligue o aparelho quando chegar em casa.

Organize-se com antecedência e acorde mais cedo

Essa dica não é exatamente de trabalho, mas obviamente vai melhorar a sua vida no escritório…

Você já deve ter visto por aí as pessoas comentando sobre as mil maravilhas de acordar cedo. Aqui na Make, não queremos que você acorde as 4 da matina (a não ser que essa seja realmente a sua praia), mas não podemos deixar de comentar que acordar um pouquinho mais cedo tem os seus benefícios.

Ao despertar pelo menos uma meia hora antes, você tem tempo de fazer as suas tarefas matinais com calma, pode meditar, pode comer, pode atualizar as suas leituras…

Uma outra dica é começar a se organizar na noite anterior: faça o seu to-do list, separe a roupa que pretende usar no trabalho no dia seguinte, deixe a mesa do café da manhã posta, etc. Dessa maneira você não perde tempo com besteiras antes de sair para o trabalho, e pode usar esse tempo para o seu bem-estar.

E você, leitora, que outra dica adicionaria aqui na nossa lista? Compartilhe com a gente nos comentários!

Créditos da imagem de destaque: Fashion Me Now 

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