Ahhhh, o dilema de pedir aumento… Todas as pessoas já passaram — pelo menos uma vez na vida — pela situação de saberem que valem mais do que estão recebendo no final do mês. Esse é o seu caso?! Pois então aqui vai a nossa mensagem: chegou a hora de você conversar com o seu chefe para começar a receber o que realmente merece, babe.

Mas e como fazer isso? Como conversar com o seu chefe e realmente demonstrar que o seu desempenho e todas as suas entregas valem um salário maior?!

Para te ajudar nessa missão, conversamos com a Paula Boarin, Coach e Trainer na 4DH Coaching e Desenvolvimento Humano. No papo, ela apresentou algumas dicas para quem deseja pedir aumento, mas não sabe como fazer isso. Olha só:

Money GIF - Find & Share on GIPHY

1- Quero pedir aumento. O que devo fazer agora?

O primeiro passo é fazer uma profunda análise do que você vem entregando nos últimos seis meses. Observe seu comportamento, escolaridade, atualização, projetos e tarefas entregues.
Se você tem em mente um aumento salarial ou de cargo, comece fazendo a seguinte avaliação: eu me promoveria? Cruze o seu perfil com o perfil da vaga e do salário almejado e veja se eles fazem sentido.
O segundo passo é observar o salário que o mercado tem praticado e ver o movimento da sua empresa. Controle a ansiedade e encontre espaço para essa conversa em um momento propício.

2- Que tipo de informações devo levar para o meu chefe, para mostrar que realmente mereço pedir aumento?

Você deve levar fatos, dados e resultados. Ganhos com produtividade, números que demonstrem economia, implementação de novos projetos, execução de tarefas que trouxeram resultados, etc. As empresas buscam nesse momento funcionários dispostos a fazer ainda mais com menos. Esteja consciente do que o mercado aplica para o seu cargo (pesquise!).

3- Se por acaso o meu chefe responder que não pode me dar um aumento, o que devo fazer?

É importante alinhar as expectativas. A partir desse momento, seu empregador saberá de sua ambição em crescer. É a hora certa para perguntar: o que posso fazer para alcançar esse objetivo? Você pode me dar um feedback sobre meu trabalho?

4- Na hora da negociação, já devo ter um valor de salário em mente, ou esperar que a empresa sugira?

Em casos de negociação quem fala menos costuma ganhar o que deseja. Controle a ansiedade e não se atropele. Vá com um valor em mente (calçada por pesquisa, sua autoanálise, dados e fatos) e deixe que seu gestor falar primeiro sobre valores, uma boa surpresa pode surgir! Caso o valor seja abaixo do esperado, coloque sua expectativa salarial.

Dica extra: Tenha o planejamento a médio/longo prazo de sua carreira. Pense aonde você estará daqui a dez anos e comece hoje seu plano de ação. Se seu sonho é ser diretora, encontre uma referência para se espelhar. Comece hoje a construir sua diretoria (técnica, projeção pessoal, relacionamentos, imagem e postura). Com planejamento a longo prazo e ações contínuas no presente é possível abordar sua gestão de forma mais amena, pedindo por oportunidades e recebendo como consequência salário.

Saiba mais sobre a Paula Boarin acessando este link.

Comentários

Comentários