Nós amamos bons textos, mas também sabemos que as fotos e os vídeos são capazes de inspirar, engajar e conquistar o público com a mesma intensidade que as palavras. E quando se trata de conteúdo na internet, o apelo visual é ainda mais forte.

O cérebro humano processa informações visuais muito mais rápido do que os dados de um texto, deixando as pessoas muito mais propensas a se interessar pelo que a imagem diz e interagir com o material de um blog ou rede social.

Além disso, fotos interessantes e um design muito bem pensado ajudam a melhorar o SEO de um site e a destacar o conteúdo. Quer descobrir como fazer isso? Olha só as nossas dicas para melhorar o visual do seu blog e investir agora mesmo nas imagens.

Converse com os profissionais

Sabe aquela sua amiga designer ou aquele fotógrafo que faz trabalhos incríveis? É uma boa ideia conversar com eles sobre as mudanças ou a criação da identidade visual do seu site. A opinião de quem estuda e entende do assunto é importante para conhecer as tendências, descobrir layouts, temas e outros elementos que podem combinar com o seu conteúdo ou até mesmo para conquistar uma nova parceria.

Explore todos os temas

Plataformas como Blogger e WordPress possuem uma grande variedade de temas e opções de personalização para os blogs, e alguns acabam ficando escondidos nas últimas páginas. Por isso, é necessário garimpar bastante antes de colocar o tema no seu site, explorar as opções, descobrir o que você pode mudar e deixar as páginas com um visual único, instalando plugins, ferramentas e outras gadgets que essas plataformas oferecem.

Mantenha uma unidade visual

Isso quer dizer que tudo – das cores de fundo às fotos que você publica – pode e deve ser editado, para ficar bem alinhado com a identidade visual da sua marca e manter os aspectos do seu logo, papelaria e materiais de divulgação. Isso ajuda o público a reconhecer, de cara, que determinado conteúdo pertence a você.

Tenha elementos específicos como base

Não estamos falando que todas as imagens e áreas do site devem ser iguais – muito pelo contrário! O importante é deixar tudo padronizado e unificado (como vimos ali em cima) e ter um filtro específico, um padrão de fundos para caracterizar suas fotos, alguma cor de destaque ou elementos visuais especiais que identifiquem seu site.

Tenha uma paleta de cores

Se as últimas dicas eram sobre padronização, nada mais justo do que criar, também, uma paleta de cores para o seu blog, com tons que combinem entre si e conversem com toda a identidade visual que você imaginou antes. Ferramentas como o Adobe Color podem ajudar você a encontrar as cores ideais e fazer uma paleta única.

Crie bons títulos

Quando as imagens já possuem um padrão e são aliadas a bons nomes de arquivo ou títulos que fazem referência ao conteúdo escrito, o Search Engine Optimization (SEO) fica ainda melhor, ou seja, o site é bem avaliado e posicionado nos buscadores, se transformando de maneira orgânica em um dos principais resultados de pesquisa. Para que isso aconteça, a dica é colocar a palavra-chave principal do texto no Nome do arquivo, no Título da imagem e no Título alternativo (alt text), opções que você encontra ao fazer o upload da foto no site.

Otimize as imagens

Atualmente, a tendência é usar grids em que as imagens se complementam ou fotos que ocupam uma área grande da tela. Esses arquivos precisam ter boa qualidade (tanto no tamanho quanto em sua produção) e, ao mesmo tempo, não podem afetar o carregamento do site nem prejudicar quem acessa por dispositivos mobile. Por isso, ajuste já o seu blog para uma plataforma responsiva e cuide das imagens com ferramentas de otimização, como o Kraken, TinyPNG ou o Photoshop, utilizando a opção Salvar para Web.

Faça bom uso dos gifs

Eles estão, praticamente, por toda a parte, ajudando a expressar emoções, piadas e todo tipo de sentimento: os gifs podem ser bastante valiosos para o seu blog, se você enxergá-los como uma plataforma visual, ao lado de fotografias e vídeos superproduzidos. Invista nesse formato para ilustrar um post, identificar categorias do site ou deixar as páginas mais divertidas.

Aposte nos infográficos

Os infográficos, além de ajudarem bastante na hora de assimilar informações, possuem um apelo visual bem forte, que chama a atenção do público, são ótimos para compartilhar em redes sociais e associam o seu site a um conteúdo útil. Independente do tema, dá para encontrar vários infográficos interessantes no Pinterest e no site Daily Infographic.

Crie suas próprias imagens

Quem disse que você não pode criar imagens incríveis e publicar infográficos, imagens de capa e outros materiais interessantes? Mesmo que você não saiba utilizar softwares de edição de imagem, existem tutoriais bacanas na internet e ferramentas que podem ajudar você a deixar seu blog ainda mais personalizado. Procure referências no Pinterest ou no Behance e, na hora de produzir, utilize ferramentas como o Canva e o Adobe Spark, que são bastante intuitivas e permitem que você crie diferentes formatos de uma maneira rápida, prática e totalmente online.

Valorize o seu Instagram

Você já sabe que o Instagram é uma rede social extremamente visual. Então, para dar mais destaque ao que você publica por lá (já tentou criar um Flat Lay? A gente ensina como fazer o seu aqui na Make Mag!), instale um plugin que mostre o grid do seu Instagram diretamente no site, em vez de colocar apenas o ícone da rede social. Ah, vale lembrar que, para deixar a página ainda mais bonita, as fotos do Insta também devem conversar com as cores, temas e a identidade do site.

Invista no conteúdo em vídeo

Vídeos podem aumentar em 80% a taxa de conversão de um site, além de permitir que o usuário interaja e compartilhe o conteúdo. Assim como as fotos, os vídeos devem estar alinhados ao visual do seu site e ter um tema próprio, para que não acabem se tornando apenas substitutos do texto. Esse formato deve servir como um suporte ao conteúdo escrito, trazendo novas informações e criando uma narrativa transmídia – em que detalhes ou curiosidades diferentes são disponibilizados em cada canal do site, para que o leitor possa integrar todas eles e saber cada vez mais sobre os assuntos que você aborda.

Boas imagens contam boas histórias.

Tudo o que você publica deve estar alinhado à missão e aos valores da sua empresa, ou seja, deve transmitir uma mensagem e atender ao objetivo do seu site (seja para vender um produto ou compartilhar seu dia a dia em uma viagem). Aposte no conteúdo visual para contar histórias, reforçar o que foi publicado no texto e instigar as pessoas a comentarem e levarem o seu conteúdo adiante.

Lembre-se que tudo isso deve ser pensado de acordo com o perfil e as características de quem acessa o seu blog. Mantenha o equilíbrio, converse bastante com os leitores e crie um site que valoriza tanto o seu trabalho quanto as pessoas para quem você escreve.

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