Imagine a cena: uma garota, navegando entre as imagens do Instagram, se depara com uma daquelas fotos incríveis, com uma perspectiva planejada, mostrando diferentes roupas, alimentos, xícaras e acessórios em perfeita simetria ou em uma espécie de “bagunça organizada”.

Você com certeza já foi essa garota e viu uma dessas fotos, seja no Instagram, no Pinterest, no Flickr ou em alguma outra rede social. E atire a primeira pedra se nunca quis criar composições tão bonitas assim.

Crédito de imagem: megbiram.com

Essa técnica fotográfica, chamada Flat Lay, é uma tendência da internet que valoriza os elementos da foto e traz um olhar artístico para qualquer tipo de objeto.

Ficou curiosa? Quer dar uma nova cara às suas fotos e aplicar essa técnica? Criamos um passo a passo para você fazer o seu próprio Flat Lay e publicar já. Vem com a gente!

Primeiro Passo: a escolha dos elementos

Reunir os elementos da foto é a parte mais legal do Flat Lay, já que essa etapa permite inúmeras possibilidades. Dá para fotografar a mesa do café da manhã, um look do dia, lembranças de uma viagem ou aqueles livros com capas bem descoladas – é só soltar a imaginação. Procure elementos que combinem entre si, seja no formato, nas cores (que podem ser de um mesmo tom ou completamente contrastantes) ou no tema (que tal aquele chaveiro da sua última viagem entre uma refeição típica que você aprendeu por lá?). O importante é ter significado e muita, muita originalidade.

Crédito da imagem: cliqueimg.com

Dica: sua imagem não precisa conter um número grande de elementos. Dá para criar coisas muito bacanas com apenas um ou dois objetos!

Segundo passo: a iluminação

O que realmente dá vida ao Flat Lay é a qualidade da luz. Escolha um ambiente com boa iluminação – se ela for natural, ainda melhor – e certifique-se de que não há risco de criar algum tipo de sombra nos elementos. Tudo o que estiver na foto deve estar evidenciado e muito bem iluminado.

2016-01-05-09.26.53-768x1024

Crédito da imagem: Maryjanes and Galoshes Photography

Terceiro passo: o plano de fundo

Flat Lays não precisam, obrigatoriamente, de um fundo preto ou branco. Existem composições maravilhosas criadas em cores vibrantes, como o amarelo, ou em superfícies texturizadas, como madeira, granito e até mesmo na areia da praia. Escolha um ambiente que você possa organizar bem os objetos – vale testar superfícies planas ou onduladas, como um pedaço de tecido. Se você não encontrar um bom fundo, crie o seu com folhas coloridas, um lençol ou uma peça de roupa.

394e0187b47275ed89c0013a844e5292

Crédito da imagem: Urban Outfitters

Quarto passo: a composição

Certo, você tem os objetos, um bom local para fotografar e o plano de fundo ideal. Agora é o momento de distribuir os elementos e pensar em qual será o resultado visual. A sua foto vai ter um elemento de destaque ou tudo nela é importante? Quais objetos vão ficar próximos e quais devem estar separados? Coloque os elementos na superfície, redimensione os espaços e redesenhe as posições antes de qualquer movimento com a câmera.

img_1705

Crédito da imagem: theillusivefemme.com

Dica: o seu Flat Lay não precisa estar sempre alinhado. Brinque com os ângulos e bagunce um pouco – isso vai deixar a foto autêntica e divertida.

Quinto passo: a câmera

Esse é o grand finale: a sua composição está prestes a ser registrada. Mas, antes de apertar os botões, certifique-se de que seu celular ou máquina fotográfica está no ângulo correto. A ideia do Flat Lay é ter uma boa perspectiva, então descubra se consegue capturar a lateral dos objetos de uma forma interessante, em que eles possam ser identificados, ou tente fotografar do alto, mas sem criar sombras.

Crédito da imagem: blog.fotolia.com

Dica: tire muitas fotos do seu Flat Lay, testando diferentes alturas ou até ampliando as áreas ao redor da composição. Isso vai ajudar bastante caso a primeira tentativa não dê certo (e evitar que você precise posicionar tudo outra vez).

Sexto passo: a edição

Esse passo é opcional, mas a gente acredita que vale muito a pena. Um Flat Lay interessante valoriza cada detalhe de uma maneira limpa, agradável e natural, então você pode aplicar um filtro que deixe a imagem mais clara ou mexer nos controles de brilho e contraste do seu editor de fotos preferido.

31476276f8c0970c989676e493489157

Dica: Flat Lay em preto e branco? Pode sim! A edição depende completamente do conceito que você imaginou para a sua foto e da maneira como você organiza o seu feed ou álbum.

 

Depois disso, você está pronta para criar uma legenda com muita personalidade e publicar a sua foto. No Instagram, as hashtags #flatlay, #flatlaystyle e #flatlaythenation fazem bastante sucesso e você pode incluí-las na descrição.

 

Se quiser, também dá para publicar o seu Flat Lay no Pinterest ou em outras redes sociais, para inspirar amigos e garotas que, assim como você, estão explorando imagens interessantes pela internet.

Fonte da imagem de destaque.

Comentários

Comentários