O final da faculdade é marcado por uma série de sentimentos paradoxais. Por um lado, você está muito feliz por finalmente conseguir o seu diploma (e comemorar num belo baile de formatura). Por outro, aquela pontada de insegurança surge só de pensar em ter que procurar o primeiro emprego “de verdade”.

Nós não vamos mentir pra você. Atualmente, conseguir um trabalho não está entre as tarefas mais fáceis no Brasil. Numa rápida conversa aqui na redação da Make Mag, lembramos de uma série de amigas — recém-formadas ou que já concluíram a faculdade há algum tempo — que enfrentam/ enfrentaram dificuldades para descolar uma vaga.

As empresas exigem cada vez mais habilidades (a vaga é para jornalista, mas você também precisa saber usar o Photoshop, produzir vídeos, falar pelo menos dois idiomas, entender de contabilidade, etc…) para colocações de analistas, ou então pedem que você já tenha passado por uma série de experiências em outros trabalhos (mas se você está em busca de um primeiro emprego, como já teria experiência anterior?!).

Você reconhece esse cenário? Então a nossa primeira dica é: nada de panicar, menina! Uma hora uma vaga que realmente se encaixe no seu perfil vai aparecer e é importante que você esteja preparada para esse momento.

Quando você encontrar uma vaga bacana que realmente faz o seu perfil, procure não cometer os seguintes erros, que certamente vão te tirar do jogo, mesmo que você seja a pessoa ideal para o emprego

1- Erros de português

Essa parece uma dica boba, mas nós já vimos muita gente ser eliminada por ter escrito um e-mail ou currículo com erros de português.

Revise o seu arquivo, menina! Se você tiver dúvidas, pede uma mão pra alguma amiga que manje mais de português do que você. É extremamente importante causar uma primeira boa impressão na pessoa que está querendo te contratar.

2- Demonstrar falta de interesse

Você pode estar morrendo de vontade de assumir a vaga de trabalho, mas precisa deixar isso claro para os recrutadores. Na hora de encaminhar o currículo por e-mail, nada de apenas anexar um arquivo e apertar “send”, hein?! Lembre-se de mandar uma pequena mensagem no corpo do e-mail, falando sobre o seu interesse na vaga. A questão aqui é fazer com que os recrutadores prestem atenção em você.

Alguns dias depois de encaminhar o seu currículo, você pode fazer um follow up com o recrutador. Isto é: mandar uma rápida mensagem perguntando se a empresa recebeu o seu currículo.

Vale lembrar que todas essas ações devem ser feitas com cuidado, para que você não acabe sendo inconveniente! 😉

3- Não coletar informações sobre a empresa

Se você for chamada para a entrevista de emprego, faça uma mega pesquisa sobre a empresa. Aqui na Make nós já ouvimos histórias de pessoas que foram muito bem respondendo às questões dos recrutadores, mas que — ao serem questionadas — não sabiam ao certo qual eram as atividades da instituição. O resultado?! Foram reprovadas!

4- Se atrasar para a entrevista

Não precisamos nem comentar que você deve ser pontual para a sua entrevista de emprego, né?! Ponha o celular para despertar com antecedência e não deixe que uma besteira como essa estrague o seu plano de conseguir o tão esperado trabalho.

Além desses quatro tópicos, lembre-se sempre de agradecer aos entrevistadores pela oportunidade de participar da seleção. 🙂

Bônus: sites para vagas de emprego

Se você está em busca de sites de vagas de trabalho, aqui vão algumas dicas:

1- Pin People
2- Trampos
3- Vagas

Comentários

Comentários